A maior festa de sempre

Dois fins-de-semana gastronómicos, o que sucede pela primeira vez, marcam a XXVIII Festa do Sável e da Lampreia, que este ano se realiza entre 2 de março e 7 de abril. A aposta do Município, que dá satisfação a uma antiga aspiração dos restaurantes habitualmente aderentes, permitirá que em 2019 aconteça o maior festival de sempre.

Durante mais de um mês inteiro, 21 restaurantes distribuídos por todas as freguesias do concelho comprometem-se a incluir no seu menu habitual pratos de sável e de lampreia a preços convidados. Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Sável no Espeto, Sável Frito, Arroz de Mílharas ou Açoda de Mílharas serão as principais propostas gastronómicas.

A Festa do Sável e da Lampreia visa, em primeiro lugar, divulgar as potencialidades gastronómicas do Concelho, numa parceria com dezenas de unidades de restauração, assegurando-se assim a promoção da economia local.

“Naturalmente, tentamos dinamizar a estrutura empresarial, social e económica do Município”, afirma Carlos Brás, Vereador do Turismo, que não esquece o “vasto e rico património material e imaterial de Gondomar”. Segundo aquele responsável, o turismo gastronómico, sustentado nas duas especialidades da Festa, são um “excelente cartão de visita” de Gondomar, graças à “qualidade do produto apresentado” e, ainda, à “simpatia no atendimento”.

Gondomar, que possui a maior frente fluvial da Área Metropolitana do Porto, tem tradições enraizadas em matéria de produtos gastronómicos ligados ao Rio Douro (sável e lampreia). E são estes os atributos da receita para que a Festa do Sável e da Lampreia seja um dos principais cartazes turísticos do Município – e que todos os anos atrai a Gondomar milhares de visitantes.

No âmbito da Festa do Sável e da Lampreia realiza-se ainda um concurso gastronómico entre os 21 restaurantes aderentes que elegerá o estabelecimento com “O Melhor Sável Frito” e “A Melhor Lampreia à Bordalesa” de Gondomar. A avaliação é feita por um júri técnico liderado pelo Chefe Hélio Loureiro, que vem apadrinhando o evento ao longo dos últimos anos.