Visit Gondomar

Assinalado o 5º aniversário da Loja Interativa de Turismo

Cinco anos após a abertura da Loja Interativa de Turismo de Gondomar, o Vereador do Turismo, Carlos Brás, acompanhado por Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, inaugurou uma renovada exposição permanente de Filigrana, na Casa Branca de Gramido “para fazer face aos requisitos dos visitantes estrangeiros”.

A LIT torna-se, agora, ainda mais atrativa, sobretudo por ser interativa para os utilizadores, providenciando o acesso a informação disponível em quatro idiomas. Possui ainda uma parte pedagógica, a qual consiste em recursos orientados para o público infantil.

Nestes últimos cinco anos, a LIT recebeu a visita de mais de 22 mil pessoas, maioritariamente grupos em visita à Rota da Filigrana. Para esta procura muito contribuiu a aposta do Executivo Municipal no desenvolvimento da atividade turística, a qual atribuiu um papel fulcral à Casa Branca de Gramido. O equipamento, adquirido e recuperado pelo Município, alberga desde 2014 a Loja de Turismo e funciona, em simultâneo, como um espaço cultural onde se realizam exposições temporárias.

Curiosamente, a cerimónia realizou-se a 29 de junho, dia em que se assinalaram os 172 anos da assinatura da Convenção de Gramido. Um importante Tratado de Paz que pôs fim a uma guerra civil que perdurava há dois anos, em Portugal.