“Figurino do Douro” e “Estrelas do Douro” vencem Concurso do Sável Frito e Lampreia à Bordalesa

Os restaurantes "Figurino do Douro" e "Estrelas do Douro" foram os grandes vencedores do Concurso do "Sável Frito" e "Lampreia à Bordalesa" integrado na 28ª edição da Festa do Sável e da Lampreia, organizada pelo Município de Gondomar.

Na categoria de "Lampreia à Bordalesa", o primeiro prémio foi para Melres, direitinho para a cozinha do "Figurino do Douro". Já na categoria "Sável Frito", os jurados decidiram escolher o prato do restaurante “Estrelas do Douro”.

A cerimónia de entrega de prémios, realizada hoje à tarde, na Quinta do Passal, em Valbom, reuniu os representantes dos 20 restaurantes participantes, membros do Executivo camarário e jurados.

Carlos Brás, Vereador do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, destacou a importância desta festa gastronómica que, graças às fortes raízes históricas no concelho, desempenho um papel relevante na divulgação da gastronomia local. “A todos vós, restaurantes e jurados, sem esquecer o apoio da ActualGest e dos seus alunos, agradeço em nome do Município.

Todos temos de zelar e defender a nossa gastronomia, elo identitário de populações por séculos”, frisou o autarca.

Na categoria de “Sável Frito”, o segundo lugar foi atribuído ao “Cantinho das Manas”, cabendo ao “Madureiras-Vera Cruz” o último lugar no pódio. Já no que diz respeito à categoria “Lampreia à Bordalesa”, o restaurante “ Estrelas do Douro” arrecadou o segundo lugar, deixando o “bronze” para o “Cantinho das Manas”.

A Festa do Sável e da Lampreia prossegue até ao próximo dia 7 de abril.