Visit Gondomar

Filigrana Portuguesa: Processo de Certificação garante a autenticidade das peças

A 18 de dezembro de 2015, o Município de Gondomar deu início ao Processo de Certificação da Filigrana de Gondomar. No início de 2017, os municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso - dois concelhos de artesãos e mestres da arte da filigrana, por excelência - uniram-se para a assinatura de um protocolo de colaboração e compromisso mútuo com vista à certificação da “Filigrana Portuguesa”, objetivando igualmente a promoção conjunta de uma candidatura a Património da Humanidade pela UNESCO.

A Filigrana de Portugal enquanto marca registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, como propriedade de ambos os municípios, abre portas para a realização do sonho de levar a filigrana como técnica específica, registada e regulamentada, além-fronteiras.

A associação “Aderecertifica”, em colaboração com a associação “Portugal à Mão”, é a entidade responsável pela elaboração de um caderno de especificações e pela implementação dos procedimentos necessários - entre os quais a atribuição e acompanhamento dos artesãos certificados e o controlo da autenticidade das peças, produzidas segundo as técnicas e materiais descriminados no caderno de especificações.

Cada peça terá uma etiqueta de certificação numerada, uma garantia para o consumidor de que se trata de uma peça única, produzida de acordo com as técnicas ancestrais da Filigrana.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.