Governo toma contacto com a Rota da Filigrana

O Governo de Portugal tomou hoje contacto direto com o projeto de internacionalização da Rota da Filigrana na Casa Branca de Gramido, numa receção ao final da tarde, na qual Executivo Municipal deu as boas-vindas a Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, e José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades.

Na ação promovida pelo Gabinete de Apoio do Investidor da Diáspora (GAID), Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, deu as boas vindas à comitiva dos Negócios Estrangeiros, junto à histórica Casa Branca de Gramido, local onde está instalada a Loja Interativa de Turismo de Gondomar.

Depois de uma breve apresentação e resenha histórica do edifício, seguiu-se uma visita à exposição permanente sobre a produção da Filigrana, antecedida por uma exibição de produção ao vivo, a cargo do artesão António Cardoso e esposa, e as apresentações do projeto de internacionalização da Rota da Filigrana, da criação da marca e certificação “Filigrana de Portugal”, fruto da parceria entre os municípios de Gondomar e Póvoa de Lanhoso, e da preparação em curso da candidatura a Património da Humanidade.

Valorizar e proteger a Filigrana, bem como criar valor acrescentado, mesmo na formação dos preços, são, para Marco Martins, os próximos passos nestes dois projetos.

Esta visita insere-se na missão do GAID, nomeadamente no apoio à internacionalização de micro e pequenos projetos de base local e regional, incluindo a promoção de produtos endógenos e artes e ofícios tradicionais portugueses, tendo como retorno a atração do turismo às suas regiões de origem.