Maior peça em Filigrana do mundo em exposição na Câmara Municipal

O maior coração em Filigrana do mundo vai estar em exposição, durante a próxima semana, no edifício da Câmara Municipal de Gondomar.

Apresentada em julho do ano passado, a maior e mais pesada peça em filigrana do Mundo é uma iniciativa do Município de Gondomar a que responderam afirmativamente artesãos de 12 empresas – Alberto Moura de Oliveira & Filho, Lda.; António Oliveira Cardoso; Classic Silver Unipessoal; Conceição Neves-Filigree & Jewwelery; F. Ribeiro, Lda.; Flamingo; Goris, Indústria e Comércio de Ourivesaria, Lda.; Gradiz Unipessoal, Lda.; J. Monteiro de Sousa & Filhos, Lda.; José Alberto Castro Sousa; Só Ouro-Artigos de Ourivesaria, Lda.; e Topázio-Ferreira Marques & Irmão, SA –, sob coordenação técnica de Paulo Martingo, do CINDOR (Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria).

A peça constitui uma celebração da arte da filigrana, não só através das empresas e artices que a ela se dedicam, como dos valores socioculturais e históricos que incorpora.

Partindo da silhueta do coração tradicional de filigrana, teve o rio Douro como elemento unificador, com o recurso às curvas de nível e às linhas formadas pelos socalcos que formam as encostas e o logótipo do Município. Evoca ainda elementos identitários da região Norte, mais especificamente da cidade do Porto, a ponte Luís I, marco da arquitetura do ferro em Portugal. Na coroa a composição é estruturada em múltiplos de sete, correspondentes às sete freguesias do concelho.

Neste coração, que é constituído por 25 partes, foram utilizados 91 metros de fio estruturado ou armado, num total de 12,1 quilogramas. No maior coração em filigrana do Mundo, que envolveu da conceção à produção 25 técnicos e colaboradores de 12 empresas, foram aplicados 450 metros de filigrana, que pesa 700 gramas.