Obra de Souto Moura no Centro Cultural de Rio Tinto

Diversas obras de Eduardo Souto Moura, um dos dois arquitetos portugueses mais galardoados, vão estar em exposição, a partir das 18 horas do próximo dia 12, no Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues. A mostra, de excecional valor artístico, foi montada especificamente para o espaço daquela infra-estrutura de Gondomar.

Maquetes, esquissos e fotografias de pormenor de vários projetos (casas em Alcanena, Miramar, Baião, Tavira, Burgo, Moledo e Douro, Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro, Pousada em Santa Maria do Bouro, hotel el Salzburgo e Casa do Cinema Manoel Oliveira) são algumas das obras do arquiteto Souto Moura em exposição, a par com peças de mobiliário, iluminação e ourivesaria que pertencem às coleções privadas de Francisco Braga da Cruz, Osvaldo Matos e Serafim Pereira Simões.

Eduardo Souto Moura, formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, é um dos expoentes máximos da chamada Escola do Porto, tendo desenvolvido projetos notáveis como, por exemplo, o Pavilhão de Portugal para a Expo’98 (em co-autoria com Siza Vieira) o Estádio Municipal de Braga. Em 2011 foi-lhe atribuído o Prémio Pritzer, um prémio internacional muitas vezes chamado de “o Nobel de arquitetura”.

A exposição, que resulta de uma iniciativa da Câmara Municipal de Gondomar e da Associação para o Desenvolvimento Integrado de Rio Tinto, estará patente ao público até ao próximo dia 7 de maio.