Quercus volta a distinguir a Praia da Lomba

A Praia da Lomba volta a ser distinguida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com a classificação "Praia com Qualidade de Ouro".

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, hasteou, hoje, a bandeira de “Praia com Qualidade de Ouro”, acompanhado por Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, por Sandra Almeida, Vereadora do Turismo, e por Rui Vicente, Presidente da Junta de Freguesia da Lomba.

Tal como tem vindo a ser hábito, a Quercus voltou a atribuir a classificação de "Praias com Qualidade de Ouro" às zonas balneares do pais cujas águas balneares apresentam melhores resultados em termos de qualidade. Este ano, subiu para 392 as praias no país distinguidas com o selo “Qualidade de Ouro”. A larga maioria das praias galardoadas são costeiras (329), existindo 52 interiores e 11 de transição.

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear da Lomba obteve a classificação de “Excelente” nas análises da qualidade da água, nas quatro últimas épocas balneares (de 2016 a 2020) e, na última época balnear, não foi objeto de qualquer tipo de ocorrência, aviso ou proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia.

A qualidade das suas águas e a vigilância assegurada durante toda a época balnear, associadas ao enquadramento paisagístico de grande beleza natural, torna a praia da Lomba um refúgio de tranquilidade e bem-estar, sendo uma alternativa à azáfama das praias costeiras.

Novas regras

A Praia da Lomba está preparada para receber, com todas as condições de segurança, os veraneantes que se esperam ao longo desta época balnear - a qual volta a ficar marcada pelas regras de acesso, ocupação e utilização das praias, no contexto da pandemia por COVID-19. Assim, deve ser cumprido o distanciamento mínimo entre pessoas e toldos e as limitações nas atividades desportivas.

O Município deseja a todos os veraneantes uma excelente e segura época balnear!