Vem aí o Grande Prémio de Ciclismo do JN

Mais de 750 quilómetros volvidos e sete dias de corrida depois, a 29.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do JN terminará em Gondomar, no próximo dia 10 de junho. A prova, hoje apresentada na Casa Branca de Gramido, em Gondomar, na presença de vários Presidentes e Vereadores de Câmara, afigura-se com a sua segunda competição em linha mais relevante do calendário velocipédico.

Para Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, é uma “honra” receber a apresentação do Grande Prémio e, ainda, a última e previsivelmente decisiva tirada da corrida: quer “pela tradição que a modalidade tem no concelho e que proporcionou vários campeões, alguns dos quais, infelizmente, já desaparecidos”, quer pela “forte presença da componente lazer” do ciclismo, patente em imensos arruamentos do concelho, ao fim da tarde e aos fins-de-semana.

Antes, Já Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sustentara que “o ciclismo é muito mais do que uma simples corrida”, tanto mais que, para os amantes da modalidade, “o nosso estádio é a beira das estradas”, provavelmente “o maior estádio do Mundo”.

Na apresentação da prova, que se disputa entre os dias 4 e 10 de junho, Domingos de Andrade, Diretor do Jornal de Notícias, explicou que “os ciclistas levam o desporto onde mais ninguém consegue chegar”, defendendo, assim, um paralelo com a proximidade às populações do JN, “sempre pronto a dar a voz aos mais esquecidos”.

Síntese da prova
Prólogo – 4 de junho – Monção-Monção/6,2 Km