Sábios cozinheiros aprimoraram e preservaram o sabor da cozinha tradicional assente em produtos endógenos, apresentando pratos que brilham nas ementas dos principais restaurantes do concelho de Gondomar.
As iguarias mais procuradas são o sável e a lampreia, ambos no período compreendido entre janeiro e abril, e o tradicional caldo de nabos, o qual os gondomarenses não dispensam durante as Festas do Concelho entre os meses de setembro e outubro.
A gastronomia é, assim, um dos principais cartazes turísticos do concelho, fruto também da realização contínua, durante mais de duas décadas, de Festivais Gastronómicos que gozam de um elevado reconhecimento público. São eles a Festa do Sável e da Lampreia, que tem lugar em fevereiro e março e o Festival Gastronómico do Caldo de Nabos, realizado entre setembro e outubro. Mais recentemente, nasceu a iniciativa dedicada aos Rojões e Papas de Sarrabulho à Moda de Baguim do Monte, que ocorre no mês de fevereiro de cada ano e que tem conquistado um crescente número de apreciadores.
Na doçaria, destaque para o Coração de Gondomar e o para Mimo D'Ouro, ambos os doces inspirados em produtos regionais do concelho como as nozes, o nabo e o mel.
Por fim, realce para a crescente afirmação do vinho verde produzido no concelho - de que é exemplo o Gundimarus.