Gondomar encontra-se lado a lado com a cidade do Porto e voltado para Vila Nova de Gaia, na outra margem do rio Douro. Dispõe de excelentes acessos rodoviários, dos quais destacamos a A43 e a EN108.
A A43 (antiga IC29), com ligação à Via de Cintura Interna (VCI) e à A41 - Circular Regional Exterior do Porto (CREP), permite o rápido acesso à rede de autoestradas nacionais e ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Já a EN108 é outra porta de entrada em Gondomar a partir do Porto. Ao longo desta estrada que, com uma extensão de 25 quilómetros, percorre a marginal do rio Douro, desde Valbom até Melres, encontrará um enorme conjunto de pontos de interesse.
Boa parte do território é servida pela rede de transportes da empresa Gondomarense e da S.T.C.P (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto).
Ao nível ferroviário, o concelho conta com o serviço prestado pela C.P. (Comboios de Portugal) através da Linha do Norte, com estação em Rio Tinto. Próximo de Valbom, já no concelho do Porto, encontra-se a Estação Ferroviária Internacional de Campanhã.
Gondomar é ainda servido pela Metro do Porto, que se estende até Fânzeres através da linha F, com início na Senhora da Hora. Esta linha tem, também, passagem pelas freguesias de Rio Tinto e Baguim do Monte.
A via fluvial, porém, consubstancia uma das melhores formas de visitar Gondomar e usufruir das ótimas condições náuticas que este tem para oferecer! O concelho dispõe de vários ancoradouros ao longo do curso do Douro, dispondo ainda de duas marinas (Marina da Lixa e Marina de Melres) e do Cais da Lixa, este último permite a acostagem de barcos de grande porte e o usufruto das rotas dos operadores turísticos do Douro).
Para visitar a freguesia da Lomba (do lado de lá do rio) existe um Taxi-Boat que efetua travessias regulares entre esta e a União das Freguesias de Melres e Medas.