Entre janeiro e março de cada ano, o sável e a lampreia abandonam a água salgada para desovar na água doce do rio Douro. Assim tem início mais uma safra em Gondomar.
Sável e Lampreia, Sabores D’Ouro
Com 37 km de extensão ao longo do concelho de Gondomar, o rio Douro detém uma grande influência na gastronomia local.
Gondomar é um território com história na confeção do sável e da lampreia, cuja atividade piscatória, aliada à longa tradição na confeção destas iguarias, aperfeiçoada ao longo de várias gerações por sábios e experientes cozinheiros locais, eleva o Município de Gondomar ao título de “Terra do Sável e da Lampreia”.
É neste contexto – em que, a montante, Gondomar é brindado com estes peixes de água doce de elevada qualidade e, a jusante, detém uma tradição e sabedoria seculares quanto à confeção tradicional dos mesmos – que se realiza, anualmente, no concelho, um dos mais antigos festivais gastronómicos, em Portugal, dedicados a estas iguarias: o Festival do Sável e da Lampreia.
O Festival do Sável e da Lampreia é mais um contributo para a afirmação nacional de Gondomar como Terra do Sável e da Lampreia, ao valorizar o peixe pescado na água doce do rio Douro e a herança gastronómica de gerações de cozinheiros locais que apuraram estes sabores do rio. Tendo como finalidade, por um lado, a promoção turística do concelho, através do segmento da gastronomia, e, por outro lado, a dinamização da restauração local, é no decorrer do Festival que os mais exigentes apreciadores de sável e de lampreia rumam a Gondomar para se deliciarem com os pratos mais tradicionais – que escondem os mais bem guardados segredos familiares – mas também com pratos inovadores – que revelam a criatividade dos cozinheiros locais.
Durante o Festival do Sável e da Lampreia, a restauração do concelho é convidada a participar num concurso gastronómico, com vista a eleger o(s) restaurante(s) com o Melhor Sável e a Melhor Lampreia de Gondomar, podendo submeter uma ou ambas as iguarias a concurso. Cada estabelecimento pode optar pela confeção de um prato tradicional (como é o caso do Sável Frito ou em escabeche e da Lampreia em arroz ou à Bordalesa) ou de um prato inovador (como a Tarte de Lampreia, o Sável Fumado, entre outras receitas originais). Este concurso contribui não só para divulgar os restaurantes locais, através do aumento do número de visitantes nesse período, mas, também, para dinamizar toda a atividade turística do Município.
A organização do evento é assumida como um dos pilares da promoção turística do concelho, procurando reforçar o posicionamento de Gondomar enquanto destino gastronómico.