O Parque das Serras do Porto é formado por seis serras - Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas -, abrangendo territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.
Nestes territórios encontram-se aldeias pitorescas e áreas de lazer, monumentos e outras edificações com valor patrimonial, museus e centros interpretativos que propiciam momentos de descoberta dos valores, das tradições e das atividades em curso.
Gondomar convida-o a disfrutar de momentos de lazer, em pleno equilíbrio com o meio-ambiente e com a população local, através da realização de passeios pedestres, de bicicleta ou a cavalo, nas serras que oferecem paisagens de grande beleza.
A presença dos rios Douro, Ferreira e Sousa, aliados às serras e à ampla biodiversidade e autenticidade cultural, e a ruralidade que ainda é preservada em algumas freguesias do concelho fazem deste território um destino propício para a prática de atividades ligadas à Natureza, de forma sustentável e responsável.
Aventure-se por caminhos marcadamente rurais e descubra, ao longo dos trilhos, estruturas agrícolas como os moinhos nas margens do rio Sousa ou os espigueiros, um pouco por todas as freguesias.
Parta para explorar a Natureza e as Serras e consulte os percursos pedestres, entre outras informações úteis, no portal dedicado ao Parque das Serras do Porto.
Antes de partir, levante o seu passaporte gratuito no Posto de Turismo de Gondomar.
PR1 GDM Linha de Midões e os Moinhos de Jancido
PR3.1 GDM Trilho de Belói - Alternativa de Inverno
PR4 GDM Trilho das Minas de Antimónio e Ouro
PR5 GDM-PRD Trilho do Castiçal
PR5 GDM Derivação Parque de Merendas do Covelo
PR6 VLG-GDM Trilho de Silveirinhos - Derivação Piscinas S. Pedro da Cova
PR7 GDM-PRD Trilho da Carqueja
GR62 PSP Grande Rota das Serras do Porto
Nota: previamente à sua deslocação, e dado que pode condicionar o usufruto de percursos, recomendamos que se informe sobre o Índice de Risco de Incêndio e o Calendário Venatório das Zonas de Caça, no IPMA e do ICNF, respetivamente.