Apresentado o Maior Coração de Filigrana do Mundo

A apresentação do Maior Coração de Filigrana do Mundo - ou, também conhecido por, Coração Colaborativo - aconteceu no Parque Urbano de Rio Tinto, durante a gala final do concurso Miss Portuguesa 2018.

Como forma de celebrar a arte da Filigrana, o Município de Gondomar lançou o desafio aos ourives locais de construir uma peça identitária de grandes dimensões. O desafio pretendeu ser um elogio às empresas e artífices que à arte da Filigrana se dedicam, mas também, aos valores socioculturais e históricos do concelho a ser incorporados no projeto. Surgiu então o Coração Colaborativo, idealizado pelo Centro de Formação Profissional de Ourivesaria e Relojoaria (CINDOR), com a colaboração de 12 empresas, num total de 25 técnicos e colaboradores.

Partindo da silhueta do Coração tradicional de Filigrana, o projeto teve o rio Douro como fio condutor, envolvendo toda a peça. Na coroa, a composição da flor é estruturada em múltiplos de sete, correspondente às freguesias do concelho. O projeto evoca, ainda, elementos identitários da região Norte do país, como os socalcos do Douro e a Ponte Luís I, na cidade do Porto.