Filigrana de Gondomar na «Expo 2020 Dubai»

Decorreu esta manhã a Cerimónia de Assinatura do Protocolo entre a Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E. P. E. (AICEP) e os Municípios de Gondomar, Miranda do Douro e Vila Real, que vão representar a região do Porto e Norte na «Expo 2020 Dubai».

O protocolo que leva a Filigrana de Gondomar ao Médio Oriente foi, curiosamente, assinado no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Esta que é “a joia da coroa” da ourivesaria da Gondomar chegará ao Dubai em dezembro deste ano.

Segundo Marco Martins, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, é urgente “recuperar o Turismo da região”, sendo um “orgulho para Gondomar levar a Filigrana ao Dubai”.  No seu discurso, o autarca lembrou as ações do Executivo que visam a promoção desta arte secular, tais como a criação da Rota da Filigrana e o futuro Museu Municipal da Filigrana de Gondomar.

A Expo 2020 Dubai irá decorrer entre 1 de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, promovendo um intercâmbio económico, científico, tecnológico e cultural entre vários países. Sob o mote “Connecting Minds, Creating the Future”, a Exposição proporcionará aos países participantes a partilha não só das suas experiências de desenvolvimento e de inovação, a difusão de ideias e projetos, mas também a exploração, em conjunto, de novas abordagens.

A programação no pavilhão de Portugal foi definida com base nas classificações e candidaturas a Património Cultural Imaterial da Humanidade. Nesse sentido, a presença do Município de Gondomar surge no seguimento da submissão da Filigrana de Gondomar ao Inventário Nacional. Além disso, atributos como a qualidade, a autenticidade e o legado comum garantem o alinhamento da Filigrana de Gondomar com os objetivos da participação de Portugal na Exposição.