Museu Municipal da Filigrana de Gondomar celebra dois anos

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, inaugurado há dois anos, recebeu, até agora, mais de 11 mil visitantes de várias nacionalidades.

A Filigrana de Gondomar integra o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. O ofício desenvolveu-se a partir do século XVIII e converteu-se na atividade identitária de Gondomar, concelho que, ainda hoje, é o maior centro de produção de ourivesaria do país.

O Museu integra a Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a Rota da Filigrana. Assim, o Município de Gondomar tem promovido a divulgação desta arte secular, com o objetivo de preservar as memórias e o processo produtivo original e, ao mesmo tempo, contribuir para a rentabilidade económica da filigrana.

Desde a inauguração do Museu, a exposição tem sido valorizada e enriquecida com novos elementos, contando com cerca de 60 peças. O Município de Gondomar restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, a que se juntam outras peças entretanto adquiridas, constituindo hoje o espólio municipal patente ao público. Entre as várias curiosidades do Museu Municipal está uma réplica da Torre de Belém, o Vestido em Filigrana assinado por Micaela Oliveira em colaboração com o jovem ourives Arlindo Moura, e o Coração Colaborativo, mais conhecido como o maior coração de Filigrana do mundo.

O museu pode ser visitado de terça-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. As reservas para grupos devem ser feitas através do email turismo@cm-gondomar.pt.