Filigrana de Gondomar no programa ‘Sociedade Civil’ da RTP2

Sandra Almeida, Vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, esteve presente no programa 'Sociedade Civil' da RTP2, no passado dia 4 de maio 2023, e falou sobre a arte da Filigrana no Concelho de Gondomar.

A expressão que a arte tem na região norte do país, as técnicas e todo o trabalho envolvido, a história e o valor cultural da Filigrana foram o foco da conversa.

Gondomar é conhecido como a capital da ourivesaria e a Filigrana é uma das técnicas utilizadas no Concelho e na Póvoa do Lanhoso, pelo que ambos os Municípios aliaram-se na criação de uma marca que certifica a Filigrana produzida nos seus territórios.

Teresa Peixoto, Diretora-Executiva da empresa acertifica, responsável pelo processo de certificação da Filigrana produzida nos dois concelhos, afirmou que "a certificação dá uma garantia ao consumidor, de que está a comprar um produto artesanal tradicional". A certificação dos artigos produzidos à base de Filigrana nos dois concelhos são etiquetados com a imagem da marca 'Filigrana de Portugal', que está registada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.