O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar fica instalado na Casa Branca de Gramido (um solar do século XVIII onde se assinou, em 1847, a Convenção de Gramido).
Desde 2016 que este espaço acolhe uma exposição permanente de Filigrana, fruto da doação de utensílios, maquinaria e mobiliário por ourives locais, com vista a divulgar e proteger as memórias e esta arte secular.
Desde então, o Município de Gondomar restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, constituindo assim, hoje em dia, o espólio municipal.
Ao longo deste tempo, a exposição tem sido valorizada e enriquecida com novos elementos, pelo que, em 2019, procedeu-se à requalificação do espaço, com a instalação de novos suportes expositivos e equipamentos interativos.
Ao qualificar este espaço como Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, pretende-se atribuir ainda mais valor e visibilidade à exposição permanente. Agora, é também possível a compra de artigos de Filigrana artesanal por parte do visitante.
Mais informações
Morada
Travessa Convenção de Gramido, nº41 | 4420-161 Valbom
Horário
Terça a sábado: 09h00 às 12h30 | 14h00 às 17h30
Preçário
O preço a cobrar aos visitantes do MMFG é de 2,00 € (dois euros) por utilizador, com exceção das visitas para os naturais e residentes no concelho de Gondomar, bem como para os menores de 18 anos e para os maiores de 65 anos, que são gratuitas.
A opção pela isenção de cobrança das entradas aos grupos acima referidos no parágrafo anterior, justifica-se como sendo uma discriminação positiva, enquadrada no âmbito das atribuições do município de promoção e salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, nos domínios do património, cultura e ciência.