30ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do JN saiu às estradas de Gondomar

Depois de um ano de interregno forçado, devido à pandemia, o Grande Prémio está de regresso às estradas do norte do país. O Município de Gondomar acolheu o prólogo e o início da 1ª etapa da prova, nesta terça-feira, dia 31 de agosto.

Esta 30.ª edição do Grande Prémio de Ciclismo do JN desafia um pelotão composto por 19 equipas (18 nacionais e uma espanhola) a percorrer mais de 670 quilómetros em seis dias. Dividida por um prólogo e seis etapas, a competição vai percorrer outros municípios do norte do país (Vila Nova de Gaia, Porto, Ovar, Santo Tirso, Vila Real, Valongo e Viana do Castelo), num percurso intenso e de considerável nível de exigência.

Este ano, as primeiras pedaladas da prova foram feitas num curto prólogo matinal, pelas 10.30 horas, na Avenida da Conduta. O ciclista Maurício Moreira da Efapel viria a triunfar no prólogo, sendo o primeiro líder do Grande Prémio, ao cumprir o percurso em 2.11 minutos.

Foi também na Avenida da Conduta de onde à tarde, pelas 15.25 horas, partiu o pelotão, numa ligação de 85,8 km até Vila Nova de Gaia. Joaquim Silva da Tavfer/Measindot/Mortágua venceu esta etapa inaugural.

Este momento de regresso da prova ao Município de Gondomar contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, e da Vereadora do Desporto, Sandra Almeida.

Síntese da prova:

• Prólogo – 31 de agosto – Gondomar-Gondomar | 1,8 km
  • 1.ª Etapa – 31 de agosto – Gondomar-V.N. Gaia | 85,8 km
  • 2.ª Etapa – 1 de setembro – Porto-Ovar | 124,5 km
  • 3.ª Etapa – 2 de setembro – Crono escalada Santo Tirso-Nª Senhora da Assunção | 7,4 km
  • 4.ª Etapa – 3 de setembro – Vila Real-Vila Real | 149,5 km
  • 5.ª Etapa – 4 de setembro – Valongo-Valongo | 132,2 km