Visit Gondomar

Três Gondomarenses desceram o rio Douro

Um grupo de três desportistas - Joaquim Silva, António Santos e David Mourão - chegou esta tarde a Ribeira de Abade, depois de terem navegado todo o curso português do rio Douro (o chamado "Douro navegável"), acompanhados pela bandeira de Gondomar.

A remar, de canoa e de paddle, a aventura destes três homens destemidos desenrolou-se durante 5 dias, 15 horas por dia, numa viagem pelo rio Douro sempre a braços e sem motor.

No local, a receber os aventureiros encontrava-se o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins e a Vereadora do Desporto, Sandra Almeida, estando também presente o Deputado da Assembleia da República, Carlos Brás.

 

O valboeiro:

O valboeiro é uma embarcação de pesca e de transporte típica de um antigo grande centro piscatório que se instalou, no século XIX, no lugar de Ribeira de Abade, em Valbom (que recebeu a primeira praia adentro da barra do Douro). Segundo descrições de especialistas da arte, o valboeiro tem proa avançada e popa quadrada, quase sete metros de comprimento, menos de metro e meio de boca e suporta uma carga máxima de cerca de 800 quilos. São movidos por dois ou quatro remos, por uma, duas, três ou quatro pessoas, que remam de pé e de frente para a proa.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.