O Município de Gondomar anuncia a reabertura, já na próxima segunda-feira, dia 15 de março, do passadiço de Gramido (mais conhecido como “Polis”) e do passadiço do rio Tinto, com uma extensão de quase 3 km e 7 km, respetivamente. Esta decisão decorre da entrada em vigor do Plano de Desconfinamento, apresentado ontem, dia 11 de março.
O passadiço “Polis” liga Gramido, em Gondomar, ao Palácio do Freixo, no Porto. O percurso conta com vários parques de estacionamento, uma ciclovia, bem como zonas de descanso e permite vislumbrar toda a marginal do Rio Douro.
Já o passadiço do rio Tinto acompanha o rio na sua plenitude e procura promover o contacto da população com o mesmo, ajudando na proteção, preservação e valorização do património ambiental. Uma infraestrutura que visa aproximar a comunidade do rio e cuja construção contou com a utilização de plásticos mistos 100% reciclados.
Esta reabertura é acompanhada pela colocação de sinalética nas várias entradas dos passadiços, com vista a promover uma utilização cautelosa, responsável e moderada destes equipamentos verdes, bem como, o cumprimento das normas de segurança (usar máscara ou viseira, manter a distância física e não participar em ajuntamentos, por exemplo).