Visit Gondomar

Lesma-do-Gerês também é “lesma do Parque das Serras do Porto”

A Lesma-do-Gerês, uma espécie rara e protegida, que pode ser encontrada na Irlanda e na Península Ibérica, foi descoberta no Parque das Serras do Porto.

A equipa do CIBIO-InBIO - Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, liderada pela entomóloga Sónia Ferreira, detetou na noite da passada sexta-feira a presença de mais esta espécie de invertebrado com especial interesse para a conservação na área do Parque das Serras do Porto. Conhecido como a Lesma-do-Gerês, o Geomalacus maculosus Allman, 1843 é uma espécie legalmente protegida, incluída no anexo II e IV da Diretiva Habitats.

O exemplar observado (na foto) estava no tronco de um Carvalho-alvarinho. A sua camuflagem torna-a pouco percetível sobre granito e/ou líquenes, pelo que é preciso estar atento. Ocorre em bosques de caducifólias e pode ser mais facilmente observada durante o período noturno, especialmente em dias de chuva/elevada humidade. Pode alcançar os 12 cm de comprimento e apresentar alguma variação na coloração. Alimenta-se de líquenes e musgos.

Para a especialista, trata-se de uma “espécie muito associada a ecossistemas saudáveis ou em resquícios que foram saudáveis”. A descoberta já mereceu um artigo no National Geographic e no Wilder.

Se tem algum registo desta espécie, registe as suas observações na plataforma BioDiversity4All (aqui) e contribua para o conhecimento da Biodiversidade do Parque das Serras do Porto!

Foto de Sónia Ferreira (DR)

 

O Parque das Serras do Porto:

O Parque das Serras do Porto, com quase 6 mil hectares, é composto por seis serras - Santa Justa, Pias, Castiçal, Santa Iria, Flores e Banjas -, abrangendo territórios dos municípios de Gondomar, Paredes e Valongo.

O Parque tem como fins complementares a promoção de políticas conjuntas de turismo, lazer, animação, formação, sustentabilidade, inovação, bem como, a valorização das atividades agroflorestais, entre outros.

Nestes territórios encontrará aldeias pitorescas e áreas de lazer, monumentos e outras edificações com valor patrimonial, museus e centros interpretativos que propiciam momentos de descoberta dos valores, das tradições e das atividades em curso.

Parta para explorar a Natureza e as Serras e consulte os percursos pedestres, entre outras informações úteis, no portal dedicado ao Parque das Serras do Porto.

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.