Águas da Lomba e de Zebreiros aptas para uso balnear

A propósito de notícias veiculadas por alguns Órgãos de Comunicação Social, a Câmara Municipal de Gondomar reitera que as águas das suas praias fluviais, na Lomba e em Zebreiros, estão aptas para uso balnear.

O teor desse mesmo noticiário induz os cidadãos em erro e propicia o alarme social, que é falso e absolutamente injustificado. Por isso, o Município de Gondomar informa que:

1. A qualidade das águas balneares das praias e de alguns areais de Gondomar é alvo de um regular duplo controlo, a cargo da Autoridade Regional de Saúde (ARS) do Norte, autoridade máxima em questões de saúde, e da própria Câmara Municipal. Essa monitorização, no que à ARS e à Câmara Municipal diz respeito, é atualizada a cada duas semanas.
2. A água balnear da Lomba, que obteve da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a classificação de “Excelente” nos anos de 2012, 2013 e 2014, esteve interdita pela ARS-Norte entre 12 de setembro de 2014 e 8 de julho de 2015. Nesta mesma data, a ARS-Norte levantou a interdição, “tendo em conta os resultados analíticos das amostras de água obtidas em 26.06.2015 e 06.07.2015 na água balnear da Lomba, que revelou ausência de salmonela”.

O investimento feito pelo Município de Gondomar nas praias fluviais da Lomba e de Zebreiros – no controlo sistemático da qualidade das águas, na delimitação física das zonas balneares e em meios de segurança para os banhistas – é significativo, mas resulta da necessidade de garantir em segurança a utilização das águas como balneares, bem como a sua qualidade, que representa um fator de saúde e um importante indicador de qualidade ambiental e de desenvolvimento turístico. Por isso mesmo, ao longo do rio Douro e onde é desaconselhado o uso balnear de algumas águas, por razões de segurança ou pela qualidade das mesmas, existe sinalética adequada.