Visit Gondomar

Caminhadas… À Descoberta de Gondomar – Percurso da Aldeia de S. Miguel ao Monte Crasto

A iniciativa “Caminhadas… À descoberta de Gondomar”, inserida no âmbito da Cidade Europeia do Desporto (CED 2017), pretende dar a conhecer o extenso e multifacetado território de Gondomar. O programa contempla sete percursos pedestres, a realizar entre 5 de março e 17 de setembro de 2017.

A próxima caminhada realiza-se já no próximo dia 9 de abril, em S. Cosme. A participação é gratuita e a inscrição deve ser realizada no site oficial da CED 2017 em: http://ced2017.cm-gondomar.pt/a-descoberta-gondomar/.

A presença dos rios Douro, Ferreira e Sousa bem como das serras de Pias, Santa Justa, Castiçal Flores e Banjas, aliada a uma ampla biodiversidade e à autenticidade cultural traduzida na ruralidade que ainda é preservada nalgumas freguesias do concelho, fazem deste território um destino propício para a prática de atividades ligadas à Natureza, de forma sustentável e responsável.

Programa de Percursos Pedestres:

  • 5 Março – Percurso das Banjas, Melres
  • 9 de Abril – Percurso da Aldeia de S. Miguel ao Monte Crasto, S. Cosme
  • 21 de Maio – Percurso Mineiro, S. Pedro da Cova
  • 11 de junho – Percurso da Linha de Midões, Foz do Sousa
  • 1 de Julho – Percurso Noturno entre Baguim do Monte e Rio Tinto
  • 6 de agosto – Percurso Lomba com Vida, inserido no “Festival Peixe de Rio”, Lomba
  • 17 de setembro – Percurso da Serra do Castiçal

Relativamente à próxima caminhada, no dia 9 de abril, o percurso conta com uma extensão de 9 km e desenvolve-se ao longo da paisagem agrícola que emoldura o Município de Gondomar.

Com início no Multiusos, o percurso contempla passagens pelas estreitas vielas e casario dos séculos XVI e XVII - que integram a Aldeia de São Miguel (conjunto arquitetónico classificado como de interesse local a preservar) - e pela emblemática Quinta da Azenha - onde está instalado o Externato de Santa Margarida, cujo edifício tem a assinatura do conceituado arquiteto Fernando Távora.

O trilho continua pelos jardins românticos da antiga Quinta da Boça Nova dos séculos XVIII-XIX -  propriedade dos Franciscanos Capuchinhos de Gondomar -, seguindo pela Praça Manuel Guedes, e sobe os 194 metros que conduzem ao topo do Monte Crasto, excelente miradouro sobre Gondomar e sobre os concelhos limítrofes - local ideal para recuperar forças antes da descida em direção ao Multiusos de Gondomar, onde termina a caminhada.

Venha descobrir um património valioso, escondido em locais de acesso restrito!

Veja as imagens da última caminhada em http://ced2017.cm-gondomar.pt/galerias-de-imagem/

Ao visitar este website, está a consentir a utilização de cookies.