Filigrana de Gondomar cresce além-fronteiras

A produtora da aclamada série espanhola "La Casa de Papel" esteve em Gondomar a gravar e levou um Coração de Filigrana para a atriz Úrsula Corberó, que interpreta Tóquio na série. Dentro de dias, Cecilia Krull, conhecida por ser a voz de "My Life Is Going On", a música-tema principal da série, tomará posse como Embaixadora da Filigrana de Gondomar.

A produtora da série escolheu Gondomar, a Capital da Ourivesaria, para produzir uma peça única, personalizada, em Filigrana para oferecer à atriz Úrsula Corberó. As filmagens decorreram na oficina tradicional de Arlindo Moura, cabendo a António Cardoso interpretar a figura do mestre ourives e criar o Coração oferecido a Úrsula Corberó - que levou oito dias a ser feito. No vídeo, com apenas um minuto, é possível observar a produção artesanal da Filigrana que perdura nas tradicionais oficinas de Gondomar, onde a produção manual é protegida e valorizada sob a certificação da Filigrana de Portugal.

O facto da produtora espanhola ter estado a filmar em Gondomar fez catapultar a Filigrana para o mundo. Este é mais um passo para a internacionalização da Filigrana de Gondomar, que está a crescer além-fronteiras. E que vai estar já a partir do próximo dia 7 de dezembro na «Expo 2020 Dubai».

Para Arlindo Moura, a sexta geração da família a viver desta arte, foi uma emoção receber os produtores da série espanhola na oficina que pertenceu ao seu avô Porfírio: "De repente nada daquilo parecia real! Eu tinha a Netflix na minha oficina a filmar, com um rigor tal que fotografaram todas as minhas ferramentas, fecharam a rua e até bombeiros tinha à porta". Tudo feito com o máximo sigilo, de tal forma que nem Arlindo sabia onde as imagens iam ser exibidas.

O entusiasmo com a projeção que a Netflix veio dar à Filigrana de Gondomar é partilhado por Sandra Almeida, Vereadora do Turismo: "Os produtores espanhóis perguntaram em Viana do Castelo onde podiam filmar a produção do coração de filigrana e ali indicaram-lhes Gondomar", conta.

Dos vários contactos com a Netflix, acabou por surgir a oportunidade da cantora espanhola Cecilia Krull - que canta o genérico da série e encantou os português com a sua versão de "Grândola, vila morena", de Zeca Afonso, - ser a primeira embaixadora da Filigrana de Gondomar. "A Cecilia não será exclusiva, haverá oportunidade de escolher mais pessoas como embaixadoras, mas o acordo é que, durante a sua digressão de um ano, sempre que cante "Grândola", uma música tão nossa, use uma das três peças (coração, escrava e brincos) de Filigrana que lhe serão entregues na tomada de posse", explicou a autarca. A cantora espanhola chegará a Gondomar na sexta-feira, dia em que terá oportunidade de visitar a Rota da Filigrana, entre outros locais.