Turismo Industrial: rede de equipamentos municipais cresce com adesão da Topázio 1874

O Executivo aprovou, em reunião da Câmara Municipal, por unanimidade, a proposta que possibilita adesão da empresa Topázio 1874 à rede de equipamentos municipais associados ao Turismo Industrial, aumentando a oferta desta área turística no concelho.

A empresa sediada em Gondomar – e que celebra este ano 150 anos de atividade – passará a acolher turistas através de um circuito de visitação, permitindo demonstrações ao vivo dos processos produtivos artesanais.

“O Município pretende reforçar o seu posicionamento enquanto destino de Turismo Industrial com a adesão de novos parceiros, permitindo dar resposta às expectativas dos turistas que procuram experiências autênticas, nomeadamente compreender processos de fabrico de um determinado produto”, refere a proposta.

Percebendo a importância do legado industrial no território, o Município de Gondomar aderiu à Rede Portuguesa de Turismo Industrial e à Rede Europeia de Património Industrial com nove equipamentos associados: o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova, o CINDOR e seis oficinas tradicionais de filigrana.