Filigrana: Ovelha Serra da Estrela em tamanho real produzida em Gondomar

A Joalharia do Carmo, em Lisboa, tem exposta até ao final do mês de novembro uma Ovelha Serra da Estrela em tamanho real produzida em filigrana. A peça, da autoria do mestre Arlindo Moura, de Gondomar, é uma homenagem à espécie.

São 15 kg de prata dourada assente em mais de 60 mil soldaduras que recriam a lã. Os números envolvidos na produção são significativos: no total, foram 17 os artesãos envolvidos e 3.652 horas de trabalho para completar a peça.

Desde outubro de 2022, a Joalharia do Carmo comercializa exclusivamente filigrana certificada, fruto do protocolo de colaboração assinado com os Municípios de Gondomar e da Póvoa de Lanhoso, entidades promotoras da certificação Filigrana de Portugal, contando com o apoio da A.Certifica, enquanto organismo de certificação.

A parceria permite que nove ourives gondomarenses com produção certificada possam valorizar a sua própria marca e mostrar as suas criações artesanais junto do grande público.

Além de dar projeção nacional à filigrana artesanal e certificada, a colaboração agora assinada permite prosseguir com o esforço de salvaguarda e preservação da produção manual, valorizar o produto atribuindo mais-valias às peças certificadas e, consequentemente, o retorno direto para as Unidades Produtivas Artesanais com o esperado aumento de produção.

A Joalharia do Carmo é uma sociedade integrada no grupo empresarial “O Valor do Tempo”, a primeira loja do país a apostar exclusivamente na filigrana certificada, com duas lojas entretanto inauguradas em Óbidos e Ponta Delgada, ambas focadas no monoproduto filigrana certificada.