Museu da Filigrana recebe peça que esteve no espaço

A peça de filigrana que acompanhou o empresário Mário Ferreira na sua viagem ao espaço será doada ao Museu Municipal da Filigrana de Gondomar. O barco rabelo, embarcação típica portuguesa, estará acompanhado do certificado comprovativo da viagem ao espaço, juntamente com fotografias do momento.

Numa emissão em direto na TVI, o empresário revelou ainda que o barco não foi a única peça em filigrana que viajou até ao espaço. Entre os artigos levados por Mário Ferreira, contaram-se também botões em punho feitos nesta arte ancestral, na forma de um coração.

Com esta doação de Mário Ferreira, o primeiro turista espacial português, o espólio do museu ganha uma peça única, que acompanhou um momento simbolicamente muito importante, nomeadamente por ter sido a primeira viagem de um português ao espaço.

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, inaugurado no dia 20 de maio deste ano, contou até agora com mais de 3 mil visitantes. Integrado na Rota da Filigrana, o município de Gondomar tem promovido a divulgação desta arte secular, com o objetivo de preservar as memórias e o processo produtivo original e, ao mesmo tempo, contribuir para a rentabilidade económica da filigrana.