Museus de Gondomar integram Rede de Turismo Industrial do Porto e Norte

O Município de Gondomar assinou um protocolo que coloca o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar e o Museu Mineiro de S. Pedro da Cova na Rede de Turismo Industrial do Porto e Norte. A cerimónia decorreu na Oliva Creative Factory ,em São João da Madeira, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Marco Martins, e da Vereadora do Turismo, Sandra Almeida.

Marco Martins enalteceu a importância do momento para o turismo do concelho: “Os dois museus de Gondomar que a partir de hoje passam a constar na rede são mais um passo para enaltecer a importância da atividade industrial do concelho, tanto a que existiu no passado ligado às minas, como a que continua a ter com a ourivesaria e em particular a Filigrana”. O autarca acredita que “o turismo industrial continuará a crescer e Gondomar estará na linha da frente”.

A discussão sobre as perspetivas futuras do turismo industrial foi o mote para a assinatura do acordo de alargamento da rede, numa cerimónia que decorreu no âmbito do congresso promovido pela European Route Industrial Heritage (ERIH). A iniciativa de dois dias é dedicada à cultura e património industrial. Entre as principais temáticas estão os novos perfis de públicos do turismo industrial, os circuitos de visita no património industrial e a musealização da indústria.

Sobre o Museu Municipal da Filigrana de Gondomar

O Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, inaugurado no dia 20 de maio de 2022, contou até agora com mais de 3 mil visitantes. Integrado na Rota da Filigrana, o município de Gondomar tem promovido a divulgação desta arte secular, com o objetivo de preservar as memórias e o processo produtivo original e, ao mesmo tempo, contribuir para a rentabilidade económica da filigrana.

Desde a inauguração do Museu, a exposição tem sido valorizada e enriquecida com novos elementos, contando com cerca de 60 peças. O Município de Gondomar restaurou e inventariou todos os materiais cedidos, a que se juntam outras peças entretanto adquiridas, constituindo hoje o espólio municipal patente ao público.

Sobre o Museu Mineiro de São Pedro da Cova

Criado em 1989, numa das antigas Casas da Malta, o Museu Mineiro de São Pedro da Cova tem como missão a valorização, divulgação e dinamização do património geológico e mineiro da freguesia do mesmo nome. O equipamento foi recentemente alvo de obras de reabilitação, reabrindo ao público com um espaço mais tecnológico e interativo.