“Rota da Filigrana” apresentada no 1.º aniversário da Loja do Turismo

O Município de Gondomar celebrou o primeiro aniversário da Loja Interativa do Turismo de Gondomar, a 27 de junho, com a apresentação do projeto turístico “Rota da Filigrana” e a inauguração da exposição “O Rosto da Filigrana”, na Casa Branca de Gramido.

A passagem do primeiro aniversário da Loja Interativa de Turismo de Gondomar, na Casa Branca de Gramido, foi assinalada pelo Município numa cerimónia onde foi apresentado o projeto turístico “Rota da Filigrana” e a inauguração da exposição “O Rosto da Filigrana”, ambos pelo vereador do Turismo, Carlos Brás.

O percurso planeado pela autarquia e dedicado aos turistas identificou 360 pontos de interesse no território gondomarense, a que se juntam tradições com produtos consolidados (lampreia, sável e caldo de nabos, por exemplo), saberes técnicos (filigrana e ourivesaria, marcenaria e construção de valboeiros) e equipamentos (Loja Interativa, “taxi-boat”, unidades de turismo e praias fluviais e areais, entre outros).

O projeto pretende dar aos visitantes a oportunidade de aprender e experimentar técnicas ancestrais como a cinzelagem e estampagem, sendo possível comprar diretamente e ao melhor preço verdadeiras obras de arte, após conhecer o autor e todo o processo produtivo.

Durante a apresentação Carlos Brás assinalou o “potencial turístico” do concelho e a necessidade de oferecer “um produto diferenciador”. “Este produto é articulado com os principais autores da ourivesaria do concelho. Queremos dar a conhecer aos turistas o processo produtivo na próxima época balnear”, disse o vereador do Turismo.