Turismo do Porto e Norte quer captar mercados do Médio Oriente à “boleia” da Filigrana de Gondomar

A semana da Filigrana de Gondomar no Pavilhão de Portugal na «Expo 2020 Dubai» recolheu um impacto tão positivo nos Emirados Árabes Unidos que o Turismo do Porto e Norte tem já em marcha um plano para captar mercados do Médio Oriente. Existem operadores do Dubai que já estão a trabalhar em Portugal, mas só em Lisboa, por isso, o Presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, mostra-se confiante de que, agora que descobriram a Filigrana de Gondomar, vão também querer descobrir o Norte à boleia desta arte.

Recorde-se que o impacto que esta arte secular deixou no Médio Oriente foi tal que, a pedido do Embaixador de Portugal nos Emirados Árabes Unidos, Joaquim Moreira de Lemos, “O Maior Coração em Filigrana do Mundo” vai permanecer no Dubai como mostra permanente na entrada do Pavilhão de Portugal, até ao final da exposição, em março de 2022.

De acordo com Luís Pedro Martins, as notícias publicadas nos meios internacionais foram importantes para despertar o Médio Oriente para a Filigrana artesanal. A arte da Filigrana foi "introduzida na Europa pelos árabes" e talvez por isso o impacto tenha sido tão positivo na «Expo 2020 Dubai», explica. Por outro lado, Luís Pedro Martins considera que tamanha curiosidade pode também ter sido motivada pela própria televisão dos Emirados Árabes Unidos que fez uma "grande reportagem sobre a Filigrana".

Aumentar o negócio do setor da Filigrana, despertar a curiosidade sobre a cultura portuguesa da região do norte do país e ter programas turísticos na região que introduzam "a visita à Rota da Filigrana" são alguns dos objetivos que o Turismo Porto e Norte tem para ajudar na promoção desta arte secular.

"Os artesãos da Filigrana vêm do Dubai com muitos contactos e a Câmara Municipal de Gondomar vai querer aproveitar esta dinâmica que vem de um conjunto de outras ações da Rota da Filigrana". O presidente da Turismo Porto e Norte acrescentou ainda: "Quisemos despertar atenções para a Filigrana. Era preciso aumentar a notoriedade", disse, recordando o momento em que Luís Figo visitou o Pavilhão de Portugal, falou com os artesãos de Filigrana e até experimentou a arte.

Tudo indica, mesmo a Organização Mundial do Turismo, que até 2030 aquele vai ser de facto o "grande mercado a viajar, nomeadamente para a Europa", acrescentou Luís Pedro Martins, no balanço da semana da Filigrana de Gondomar na «Expo 2020 Dubai», que decorreu entre os dias 7 e 12 deste mês.