Vem aí o XXVI Festival Gastronómico do Caldo de Nabos

O Município de Gondomar apresenta o 26º Festival Gastronómico do Caldo de Nabos, com vista a preservar os hábitos ancestrais, mas também a permitir, aos seus locais e visitantes, a (re)descoberta dos sabores da cozinha tradicional, pelo que levará a cabo três iniciativas promocionais:

• No dia 6 de setembro, a Degustação de Caldo de Nabos e a Mostra de Produtos Regionais, no Porto Welcome Center;
  • Entre os dias 16 de setembro e 8 de outubro o Festival Gastronómico do Caldo de Nabos, junto dos restaurantes aderentes, disponibilizando várias ofertas aos visitantes que se atrevam a degustar o nosso Caldo de Nabos;
  • No dia 19 de setembro - o concurso de gastronomia “O melhor Caldo de Nabos de Gondomar”, a ser disputado pelos restaurantes aderentes ao Festival Gastronómico entretanto a decorrer.

Durante séculos, Gondomar assumiu uma forte conotação agrícola, devido à fertilidade dos solos, a qual favoreceu a exploração de diversos produtos hortícolas, quer para subsistência da população local, quer para abastecer a cidade do Porto.

Na Idade Médias, as hortaliças e os legumes foram utilizados, essencialmente, pelas classes mais pobres. Entre os produtos mais consumidos encontravam-se a couve comum e tronchuda, a couve-flor, os espinafres, o pepino, a cenoura, a cebola, o alho, os brócolos, a abóbora, os rabanetes, a beringela, os cogumelos, a salsa e, com maior abundância, os nabos.

A inclusão destes alimentos e, em particular, do Caldo de Nabos, permitiu compensar parcialmente a monotonia alimentar, de forma a servirem de suplemento alimentar para que os trabalhadores aguentassem as longas jornadas de trabalho agrícola.

Gondomar mantém, até aos dias de hoje, uma grande tradição agrícola. Um Município que valoriza os produtos vindos da terra que, com mestria e sabedoria popular, são depois confecionados e resultam em pratos de excelente qualidade gastronómica.