Vestido em Filigrana soma 115 peças e levou mais de 2 mil horas a ser feito

Foram precisas 2040 horas para ser feito o vestido em Filigrana artesanal que o Município de Gondomar leva à «Expo 2020 Dubai».

Assinado pela estilista Micaela Oliveira, em colaboração com o jovem ourives Arlindo Moura, o vestido soma cerca de 115 peças em Filigrana artesanal, produzidas especialmente para o efeito, pelas mãos de mais de dez artesãos.

Os motivos inseridos no corpete e na parte da saia representam elementos identitários do concelho de Gondomar e do país, tais como: o rio Douro, os socalcos do Douro Vinhateiro, a Constelação que aponta o Norte - Ursa maior - e que nos reporta à Era dos Descobrimentos, as Caravelas Portuguesas, a Calçada Portuguesa, as andorinhas, os pelourinhos e, por fim, a única palavra portuguesa que não tem tradução: «Saudade».

Resultado de um trabalho minucioso, com a espessura de um fio de cabelo, onde toda a portugalidade está exaltada, o vestido levado para o certame no Dubai, estará em exposição no Pavilhão de Portugal, juntamente com "O Maior Coração em Filigrana do Mundo".

"Esperamos honrar Portugal com este trabalho!", quem o diz é Micaela Oliveira e acrescenta: "os motivos aqui representados são muito portugueses. Sinto-me muito honrada, muito lisonjeada, por estar com Gondomar neste projeto". Já para Arlindo Moura - a sexta geração da família a seguir a arte da filigrana - este foi um "autêntico desafio", descrevendo a experiência como "a mais brutal" da sua carreira.

Sandra Almeida, Vereadora do Turismo, explica que "depois de já termos feito «O Maior Coração em Filigrana do Mundo», elaborado por 12 artesãos, a fasquia tinha de subir".

Além de Arlindo e Micaela, a comitiva de Gondomar na «Expo 2020 Dubai», estará acompanhada ainda pelos filigraneiros António Cardoso e Fernando Ribeiro, os quais poderão ser observados a trabalhar a Filigrana ao vivo.