Já aqui demos conta que a aclamada série da Netflix "La Casa de Papel" tinha estado a gravar em Gondomar!
O motivo da visita prendeu-se com o facto de a produtora da série ter escolhido Gondomar, a Capital da Ourivesaria, para produzir uma peça única, personalizada, em Filigrana, oferecida à atriz Úrsula Corberó (que interpreta o papel de «Tóquio» na série).
O que agora revelamos é mais detalhes sobre todo o processo produtivo do Coração de Filigrana de Gondomar que chegou à Netflix.
Sabia que...
- As filmagens decorreram na oficina tradicional de Arlindo Moura (Arlindo Moura Jewellery/Só Ouro), cabendo a António Cardoso (AC Filigranas) interpretar a figura do mestre ourives?
- O Coração de Filigrana oferecido a Úrsula Corberó levou oito dias a ser feito?
- A peça é feita em prata, banhada a ouro 19.2k?
- O coração foi produzido segundo as técnicas manuais da Filigrana tradicional, mas a máscara foi produzida com recurso a modelação de cera e fundição de cera perdida?
- A fundição durou quase toda a manhã e a oficina parecia uma “sauna”?
- As filmagens levaram cerca de 14 horas e envolveram cerca de 20 pessoas?
- Quando o Coração estava quase pronto, os artesãos tiveram de "desmanchá-lo" e refazer todo o processo?
- Quando se filmava, devido ao chão ser em estrado e, por isso, muito instável, ninguém se podia mexer?
No meio do “caos” (entre a maquinaria da oficina e todo o equipamento de som e luz para as gravações), espalhado pela pequena oficina tradicional, reinou sempre um excelente ambiente de trabalho entre todos os envolvidos.
No vídeo promocional divulgado pela própria Netflix é possível observar a produção artesanal da Filigrana que perdura nas tradicionais oficinas de Gondomar, onde a produção manual é protegida e valorizada sob a certificação da Filigrana de Portugal.