O Município de Gondomar volta a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), unanimemente reconhecido como o evento mais importante do setor do turismo em Portugal.
O arranque do certame aconteceu ontem, 16 de março, num dia que ficou marcado pela apresentação do Vestido em Filigrana com a assinatura de Micaela Oliveira, e pelo lançamento do livro de receitas “À volta da lampreia – Receitas e pequenas histórias que também passam por Gondomar”, da autoria do Chef Hélio Loureiro.
Até 20 de março, o Município de Gondomar integra a representação do Turismo do Porto e Norte de Portugal, ocupando uma área de 36m2. A presença do Município de Gondomar traduz-se numa aposta clara na promoção e no desenvolvimento do potencial turístico do território, pelo que esta presença assenta em quatro principais enfoques promocionais: na Rota da Filigrana (produto turístico do Município, através do qual é possível visitar as oficinas tradicionais), no Museu Municipal de Filigrana de Gondomar (que terá a inauguração oficial marcada para breve), no Turismo de Natureza (através da divulgação dos vários percursos pedestres) e na 7ª edição da prova desportiva D’Ouro Run (uma prova já emblemática em Gondomar).
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, passou pelo stand do Município de Gondomar, onde recebeu uma réplica do “Maior Coração de Filigrana do Mundo”.
Da ficha de ações de promoção/animação, fazem ainda parte a assinatura do Protocolo de adesão da Rota da Filigrana à Rede Nacional de Turismo Industrial, entre o Turismo Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Município de Gondomar, o CINDOR e as oficinas que integram a Rota; o desfile de peças de Filigrana, desde as tradicionais às mais contemporâneas; sorteios diários e outras experiências em 3D.
A organização indica que o evento reúne mais de 1.400 expositores e poderá atingir os 75 mil visitantes, numa edição que tem a região do Porto e Norte do país como “Destino Nacional Convidado”.